Pacto




Questões para estudo individual.

1. Compreendendo os objetivos do Pacto como você vê esta proposta de formação para os professores?

2. É premissa do pacto refletir sobre a educação em todo o seu contexto. Quais mudanças fundamentais precisam ocorrer mediante a essa reflexão?

3. Discorra sucintamente sobre o pacto destacando sua proposta.

4. Qual a sua opinião a cerca desta proposta de formação e de todo o investimento direcionado a ela? 




OBS: Comentar o blog com as respostas do devido questionário.

20 comentários:

  1. É sempre válido estarmos a par de todas as propostas que sugerem inovações.Mesmo sabendo que haverá a necessidade de uma maior dedicação,tendo em vista que tudo que é novo causa estranhamento e às vezes rejeição.Mas fica bem claro que os objetivos só serão alcançados se houverem parceria e motivação pra enfrentar o desafio.

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  2. A primeira mudança terá que ser em relação a distribuição do tempo,reorganização de suas obrigações e mais que tudo ter um olhar perseverante em relação ao desafio.Estar aberto às novas possibilidades metodológicas de ensino.Ser contribuidor,parceiro dessa nova corrente.A segunda mudança será deixar a teoria e os estudos que estão no papel passarem para o concreto.Tomar ação na rotina das escolas.

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  3. O pacto vem com a proposta clara de colocar-se numa única linguagem e com objetivos traçados numa educação de qualidade no ensino médio.Se pudéssemos ser sucintos nos prenderíamos a esses detalhes,mas não há como simplificar algo tão inovador quanto à proposta,que nos remete a analisarmos toda a política educacional.Aprimorando o professor como massa moldável e instigando-o a desbravar novos valores educacionais.

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  4. Sempre sou a favor do que possa gerar resultados.Mesmo que de um certo modo possamos reclamar das inúmeras responsabilidades que advém dessas propostas,mas convenhamos que é válido buscarmos na fonte algo que sirva de fato para o melhoramento educacional.Estou disposta a aprender e acima de tudo perseverante em relação ao Pacto.
    É bem verdade que é um "senhor" desafio,mas por quê não tentar,não?

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  5. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é um programa do Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais de educação criado com o compromisso de valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas. Nesse sentido, considero de suma importância o programa, principalmente quando insere o professor em um processo de aprendizagem que o vê como protagonista de seu aprendizado. Ao passo que o Pacto avança em suas ações, o fortalecimento não será exclusivo do ensino Médio, mas de todo o contexto da educação brasileira, pois mudanças significativas já vêm ocorrendo no Brasil das últimas décadas no que concerne às estruturas e às políticas voltadas para o aluno, acredito que nesse ciclo vitorioso esse é o momento do professor fortalecer-se.

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  6. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito. Por isso percebo o programa como uma fonte de capacitação que vai ajudar no processo de ensino aprendizagem. Tendo que haver um redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas para que a Formação Continuada de professores do Ensino Médio aconteça de forma participativa e eficaz. Deve haver uma parceria entre todo a comunidade escolar para que se tenha um melhor rendimento na educação.

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  7. O pacto é uma ação inovadora que quebra a velha lógica. A qual não se pode fazer: Formação continuada na escola. Para isso precisou ultrapassar as macro politicas de educação, que por décadas foram firmadas por órgãos educacionais estrangeiros. Isso é Pedagogia da Autonomia isso também é uma fazer que libertará professores e alunos da culpa. Por tantos resultados ruins da educação. Se o povo pediu mais educação nas ruas. Essa é uma revolução lenta. Foi assim em vários países que optaram por essa saída para os dilemas que tinham. Deixaram de lado a simples lógica dos mercados do consumismo pelo consumismo de uma sociedade que nos deu mais atrasos que avanços. Agora temos a oportunidade de mudar

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  8. O Pacto, curso para o fortalecimento do Ensino Médio direcionado aos professores em efetivo exercício e aos coordenadores pedagógicos, é uma ação positiva que vem ao encontro com uma carência pertinente no magistério: a formação continuada. Muito se propaga e defende sobre o fato de que o professor deve sempre se "reciclar", procurar novos mecanismos, estudar, ou seja, dar continuidade à sua formação visando seu aprimoramento pessoal e profissional. Porém, há poucas ações ou quando estas existem, inexiste o incentivo aos profissionais para executarem, estudarem, e o Pacto vem em um contexto que dialoga a necessidade de se aprimorar com as possibilidades de execução. Enfim, um projeto que possibilita ao educador estudar no seu próprio ambiente de trabalho e fora, além, de problematizar mediante reflexões a nossa prática. Considero útil a realização do curso assim como sua permanência no cenário nacional, tornando-se uma medida louvável que pode ser replicada para outros segmentos sociais.

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  9. LÚCIA HELENA

    Acredito que o Pacto é de muita importância para todos que trabalhamos com educação. Pois deve ser considerado como um novo sopro de ânimo e de coragem para continuarmos a construção de um mundo melhor, a serviço dos professores e alunos. Assim uma das mudanças no emprego deste programa seria com relação ao gerenciamento do tempo pedagógico para aplicação concreta das metodologias ou inovações sugeridas por ele, e a partir desta construir saberes eficazes para o desenvolvimento do ensino aprendizado dos nossos educandos, fomentando, nos mesmo, a busca de ações transformadoras da sociedade em que vivemos.

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  10. O pacto possibilita aos educadores a reflexão de uma nova forma de avaliar e direcionar as ideias aos alunos, motivando ambos nessa jornada árdua. Mas, ao mesmo tempo que processo de ensino aprendizagem e' desgastante também e' magnifico e prazeroso ao detectarmos o resultado final, no caso, a construção de uma nova sociedade. A forma de investimento estar muito bem direcionada, fazendo com que as opiniões e participações de todo corpo docente seja escutada e respeitada, sempre no intuito de construir e executar um modelo de ensino significativo em que o conhecimento seja absorvido e repassado para todos(as).

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  11. Os avanços e as melhoras na educação, assim como, no processo de ensino são constantes no âmbito escolar. Muitas foram as alterações já promovidas e os índices estabelecidos como metas. Vejo que, agora, diante do desafio de termos uma maior inserção dos educandos na universidade, o pacto vem oportunizar a nós, educadores, um esforço coletivo no sentido de melhorarmos a qualidade do ensino e atingirmos esse objetivo. Acredito que dar a educação sua devida importância é unir esforços de todas a áreas pertinentes a ela, investindo, dedicando tempo e energia a fim de atingirmos a proposta de uma educação significativa e de mais qualidade.

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  12. O processo de formação continuada é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo do processo ensino e aprendizagem. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio traz uma reflexão sobre as nossas práticas e ações voltadas para a aprendizagem. Discutir essas ações educacionais no âmbito mais abrangente nos traz luz para entendermos que as políticas públicas estão se reformulando em detrimento do melhoramento da educação. Nesse sentido, acredito que buscar o aprimoramento das atribuições como educador é se mostrar partícipe e protagonista desse processo. Atuar e absorver essas diretrizes minimamente revolucionárias é procurar o fortalecimento do exercício da profissão.

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  13. 1- toda e qualquer formação para melhoria da nossa prática pedagógica é de extrema importância, e com o pacto não seria diferente. Veja que uma oportunidade impar o incremento das prática pedagógicas.
    2- as reflexões devem gerar em nós um senso crítico, e um compromisso visando mudanças no nosso âmago, e uma vez gerada essas mudanças, em nosso íntimo, devem ser colocada na prática.
    3- o pacto visa proporcionar uma reflexão sobre o ensino médio, e como nos podemos melhoramos.
    4- o investimento em toda e qualquer formação é válido, inclusive o pacto, porém devem ser acompanhados de outros tipos de investimentos.

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  14. Com o Pacto Nacional do Ensino Médio, vejo uma oportunidade de melhoramos nossas práticas pedagógicas e ganhar com isso valorização e qualificação profissional,aumentar os indicies de aprendizagem e fortalecer o ensino médio.

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  15. O pacto é um programa de grandes proporções, que envolve todo o Brasil, e vai focar na prática docente como agente mobilizadora da organização escolar. As metas propostas são desafiadoras, mas tenho certeza que com a união de todos os envolvidos é uma das saídas para a melhoria do ensino médio brasileiro.

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  16. André Jailson

    O Pacto é uma proposta do MEC, um compromisso formal assumido pelos governos dos 26 estados e o Distrito Federal de promover a formação continuada aos professores do ensino médio.
    O acordo firmado pelas secretarias estaduais e distritais, pelas universidades públicas e, principalmente, pela adesão dos professores do ensino médio, dialoga a partir das necessidades identificadas quanto à formação de professores em atuação no ensino médio, assim como, assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos.
    Parafraseando Diógenes de Sinope! Uma luz dentro de uma lamparina, ainda de brilho tênue, discreta..., ofuscada pela claridade intensa da dúvida, da exequibilidade, do ceticismo... Mas que mesmo assim, ainda sai à procura da retidão!

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  17. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, será uma oportunidade para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas. É um programa extraordinário, pois é focado na melhoria da qualidade do ensino a partir da formação do professor sem tirá-lo de sala de aula. Isso fortalece a dinâmica pedagógica na escola e consequentemente contribuirá para o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem, além da troca de experiências entre professores.

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  18. Acredito que o Pacto fará com que os professores trabalhem como o mesmo objetivo, melhorar a qualidade do ensino médio no Brasil. As aulas estão sendo de maneira dinâmica e reflexiva e facilitando a aprendizagem. Se a formação continuar assim até o final o resultado será positivo para todos nós.

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  19. Acredito que o pacto só tem a contribuir para o bom desempenho e crescimento do ensino médio. É um grande incentivo para os professores visando melhorar ainda mais seu desempenho como profissional.

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  20. O Pacto pode e deve ser tratado como uma ferramenta a mais nessa caminhada chamada Educação. Acho a proposta bem interessante, desde que aplicada no cotidiano dos professores, possibilitando uma significativa melhora da prática pedagógica. O simples fato de professores estarem reunidos semanalmente para discutir os problemas, resoluções e propostas para uma educação de qualidade já é um fator importante no processo educativo.

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